Conheça os maiores impactos da transformação digital

Conheça os maiores impactos da transformação digital

A tecnologia contribuiu para grandes avanços sociais e é uma realidade que veio para ficar, mas seus benefícios não atingiram somente a vida pessoal. Os impactos da transformação digital no ambiente empresarial também fizeram com que as empresas precisassem se adequar a esse novo jeito de produzir, lidar com seus consumidores e posicionar no mercado.

Não foi uma alteração de um dia para o outro, contudo o segmento tecnológico caminhou a passos largos e dificilmente se consegue empreender dissociado de tais recursos.

Ainda não conhece ou não está convencido da importância e dos impactos da transformação digital no seu negócio? Então, acompanhe neste post as repercussões que farão você mudar de ideia.

Afinal, o que é a transformação digital?

Chamamos de transformação digital, o processo de otimização de uma estrutura organizacional por meio de ferramentas tecnológicas. Isso se traduz na adoção dos recursos disponíveis no mercado para potencializar todo o processo de produção de uma empresa.

Mais do que incorporar novas tecnologias em setores específicos, a transformação digital representa uma mudança de abordagem e engloba todas as etapas da atuação empresarial, desde a gestão da matéria-prima, até o relacionamento com os clientes.

No referido sistema, o que está em jogo é a importância desses instrumentos para uma gestão bem-sucedida, especialmente em um mercado tão competitivo, onde não basta oferecer produtos ou serviços de qualidade, é preciso trabalhar com:

  • velocidade;
  • eficiência;
  • aproveitamento máximo dos recursos;
  • atendimento diferenciado aos clientes, dentre outros.

Por que ela é uma tendência no nosso mercado?

Vivemos um período em que o acesso às informações foi extremamente facilitado e democratizado. Hoje, grande parte da população tem um smartphone ou outro dispositivo com conexão a internet.

Toda essa modernidade resultou no rompimento das barreiras físicas, os consumidores estão a um clique de adquirir o item desejado, ou já tomaram sua decisão antes mesmo de fazer contato com a empresa.

Então, diante de tais transformações, o cenário que os empreendedores se deparam com clientes muito bem informados e cada vez mais exigentes, que não estão em busca apenas de qualidade no produto ou serviço, mas também de comodidade e uma experiência única.

Assim, para se manterem competitivas no mercado, as organizações precisaram encontrar novos modelos de negócios que trouxessem o impacto de agilidade e eficiência tão esperados.

É sob essa perspectiva que a aplicação transformação digital vem crescendo e ganhando destaque a cada dia.

Quais os impactos da transformação digital para as estratégias de um negócio?

Aumento das receitas

Ao empregar qualquer tipo de mudança na estrutura de um negócio, uma das finalidades será sempre o aumento das receitas e com as tecnologias esse crescimento não diz respeito apenas ao volume de vendas.

O intuito da digitalização dos processos é justamente simplificá-los para obter maior produtividade. Na prática um dos impactos da transformação digital é ampliar o alcance das ações executadas na rotina corporativa, ou seja, conseguir alinhar o aumento de todas as potencialidades com a redução de custos.

Motivação dos colaboradores

A transformação digital é sinônimo automação dos procedimentos operacionais, as máquinas são encarregadas dos serviços repetitivos e mecanizados que não exigem esforço intelectual dos trabalhadores.

Logo, a partir do momento em que essa nova metodologia é implementada, o emprego de uma mão de obra mais qualificada se faz essencial, sendo um dos impactos da transformação digital.

O que acontecia muitas vezes, é que por falta de melhores alternativas, pessoas com certas habilidades acabavam se sujeitando a um tipo de trabalho no qual não se sentiam valorizadas, e isso reflete no nível de satisfação.

Com a realidade da era digital, que tem se mostrado imprescindível a qualquer modelo de negócio, independente do segmento de atuação ou do tamanho do empreendimento, é exigido colaboradores com talento para:

  • tomar decisões;
  • agir sem precisar de ordens;
  • corresponder às tarefas que lhes são delegadas;
  • comportar-se de maneira que favoreça a harmonia do ambiente de trabalho.

Por esse motivo, a implementação bem-sucedida das estratégias digitais está condicionada a realização de treinamentos periódicos, maior critério na seleção dos profissionais e uma política eficiente para atrair e reter grandes talentos.

Melhor comunicação interna

Para que o andamento das atividades funcionem bem, é indispensável que todos os setores estejam integrados. Por exemplo, a linha de produção não poderia trabalhar a todo vapor, enquanto o estoque permanece repleto de mercadorias.

Portanto, dentre os benefícios gerados pelas ferramentas tecnológicas, a agilidade na comunicação interna é uma peça chave para elevar o desempenho do seu negócio.

O diálogo entre as repartições exprime uma das melhores maneiras de engajar os funcionários ao espírito de equipe. E, com o auxílio dos softwares, a cultura organizacional, bem como as suas respectivas metas são amplamente divulgadas, tornando os processos mais conscientes e eficazes.

Nesse contexto, fica mais fácil para o departamento de gestão, que precisa manter um controle sobre absolutamente tudo, tomar decisões que representem excelentes oportunidades, pois todos dados necessários estarão rapidamente a seu alcance.

Ademais, a transformação digital contribui com uma administração transparente, que sirva de inspiração para todos os colaboradores.

Engajamento com o público

Na disputa pelo mercado, os métodos de abordagem com consumidores também passaram por readaptações. Com o objetivo de se destacar perante os adversários, os empreendedores têm maior preocupação em agregar valor ao seu público-alvo.

Nesse sentido, as estratégias de marketing hoje não apresentam como finalidade atingir o maior número de pessoas possível, mas sim pessoas certas. Para isso acontecer, é feita uma segmentação de público detalhada:

  • qual a faixa etária dos potenciais compradores;
  • qual a ocupação que eles exercem;
  • se são do gênero masculino ou feminino;
  • que tipo de solução eles buscam;
  • quais as plataformas digitais eles utilizam;
  • atividades no ambiente virtual;
  • se residem em uma localidade específica, dentre outras características.

Assim, as campanhas de marketing são direcionadas apenas para aqueles que se encaixem ao perfil, ou seja, que realmente tenham potencial para se tornar um cliente.

Os investimentos devem estar voltados ao desenvolvimento de conteúdos relevantes e que chamem a atenção dos leads de forma menos invasiva.

Se o público está cada dia mais presente nas mídias digitais, a empresa que deseja estreitar os vínculos e engajar seus clientes necessita de aproveitar-se da tecnologia para construir uma presença online forte.

Ampliação do modelo de negócio

A transformação digital tem o poder de oferecer inovações que aumentarão o leque de oportunidades de atuação da empresa. A exemplo disso temos o comércio eletrônico, ou e-commerce, como também é conhecida a atividade de vendas pela internet.

Antes dessa possibilidade, os negócios existiam apenas nos ambientes físicos, o que limitava bastante a carteira de clientes. Mas a tecnologia rompeu com essas barreiras, e agora os empreendedores podem contar com a alternativa de adotar o modelo de venda virtual, seja no próprio site corporativo ou no dos seus parceiros.

Há também uma expansão do modelo de empresas que fornecem soluções aos processos de outras empresas, como as SaaS, que desenvolvem softwares para serem usados sem a necessidade de instalação nos equipamentos da contratante.

Competitividade com empresas maiores

Os empreendimentos de menor porte sempre esbarraram na dificuldade de menor aporte financeiro para manterem-se no mesmo nível de competitividade das maiores.

Entretanto, a transformação digital vem mudando este cenário. Agregar a tecnologia à rotina empresarial nem sempre requer investimentos vultuosos, e esse fator em muito beneficiou o os pequenos e médios empreendedores sendo um reflexo dos impactos da transformação digital.

É o caso do marketing digital, as campanhas de divulgação são totalmente moldáveis ao perfil de cada negócio, e igualmente trazem resultados positivos.

O segredo para o sucesso está no planejamento e na escolha dos instrumentos adequados — não adianta querer usar tudo que estiver ao seu alcance, porque o que é positivo para os outros nem sempre será o mais vantajoso para a sua empresa.

Como garantir transformação digital bem-sucedida?

Esteja atento às tendências futuras

O empreendedor nato não espera que o mercado não acolha mais o seu modo de trabalho para pensar nas mudanças. Além do mais, sempre haverá concorrentes produzindo itens semelhantes, as exigências dos clientes estão em constante modificação.

Isto posto, para não correr o risco de fracassar, é fundamental ter uma visão ampla para caminhar por novos rumos, antes que a falência do sistema atual aconteça.

Efetue a transformação com firmeza de liderança

Um líder deve ser exemplo de força e determinação para os seus comandados, e isso vai além de saber dar ordens. É ele quem planeja, estrutura e coloca em prática as ações que manterão o negócio em crescimento e com resultados positivos.

Enfim, quem está na liderança é o responsável pelas decisões e as consequências que delas virão. Em razão disso, qualquer inovação que venha a ser agregada a estrutura do empreendimento deve ser comandada por quem está no nível hierarquicamente superior.

Os impactos da transformação digital vão muito além das facilidades que as tecnologias podem proporcionar e simbolizam um modo diferenciado para atuar no mundo empresarial; focado em mudanças conscientes e direcionadas a um resultado satisfatório a todos os envolvidos na relação de consumo.

Fonte: https://saiadolugar.com.br

Publicado em: 21/10/2019

FAÇA UM ORÇAMENTO

Encontrou o que procurava?

Faça seu orçamento gratis agora mesmo!

Publicações Relacionadas