Vai começar um novo negócio e tem muitas dúvidas? Calma! Não se desespere. Com muita pesquisa e andando um passo de cada vez é possível fazer o negócio dar certo.
A primeira coisa que deve pensar é o quanto você deve investir para iniciar seu empreendimento. Mas entender como fazer isso pode ser complicado para algumas pessoas.
Antes de fazer o cálculo, defina qual o seu público-alvo e qual atividade vai exercer.
Essas informações devem estar presentes em um plano de negócios que deve ser feito por qualquer pessoa que queira empreender. Este plano vai te ajudar a se organizar e fazer as coisas funcionarem melhor e mais facilmente.
Mas como saber qual o valor é necessário para começar?
Primeiro saiba que você precisará se preocupar com questões burocráticas e providenciar toda documentação. Crie uma planilha e coloque os valores referentes à abertura de CNPJ, pagamento de taxas, alvarás, licenças, honorários contábeis, entre outros.
A parte documental é de extrema importância e o primeiro passo, mas não o único. Lembre-se que você terá gastos com: máquinas, equipamentos, decoração, ponto comercial, logomarca, website, móveis, propaganda e material gráfico.
Não importa o tamanho da despesa, sempre coloque tudo no plano de negócios, pois cada centavo faz diferença no resultado final.
As despesas mensais devem ser calculadas também independentemente se são fixas ou variáveis. Os custos fixos são todos aqueles que são necessários para empresa funcionar sem problemas. São os seguintes: salários, comissões, aluguel, luz, internet, marketing, manutenção, materiais de limpeza e escritório, sistemas de segurança, seguro, etc.
Os custos variáveis podem ser qualquer coisa inesperada e por isso não é possível calcular com exatidão. Mas nem por isso deve ficar de fora. Faça uma estimativa de valor e coloque na sua planilha.
Por fim você deve analisar e estimar quanto tempo de operação será necessário para você começar a ter lucro e aí saber quanto deve ser investido.
Publicado em: 21/10/2019